Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados,
Serviços de Informática e Similares do Estado do Rio Grande do Norte

Quem Somos

 

SINDPD-RN – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informatica e Similares do RN.

CNPJ nº 40.800.096/0001-97

Código Sindical = 000.436.90831-0

Sito rua Princesa Isabel, nº 523, sala 206, Cidade Alta, Natal/RN  (Galeria Princesa Isabel)

CEP.: 59.025-400

E-mail.:    sindpdrn@sindpdrn.org.br      

Tels.:  (84) 3086-3866  /    99930-0015  /   8808-5458   /  99930-0043 /  99930-0010 

 

O que é sindicato de trabalhadores?

É uma entidade criada pelos trabalhadores que tem o papel do organizá-los e representá-los. Surge quando um grupo de determinada categoria profissional (em empresas de informática, professores, funcionários públicos, metalúrgicos, etc), de determinada região, chamada base sindical, resolvem se organizar jurídica e politicamente para defender seus direitos e interesses.

 

O que é o SINDPD-RN?

Se você trabalha em uma empresa de processamento de dados (TI), é prestador de serviços de informática ou exerce atividades profissionais correlatas no RN, você é representado pelo SINDPD-RN.

Fundado no final da década de oitenta, tem como dever fiscalizar os patrões com o propósito que estes cumpram o Acordo ou a CCT - Convenção Coletiva de Trabalho, negociada e tratada periodicamente com o sindicato patronal (os patrões também têm sindicato).

 

Sindicato para que?

Você já parou para pensar em como foram conquistados os direitos que os trabalhadores têm hoje? Jornada de trabalho de 8 horas (ou menos), férias remuneradas, descanso semanal, décimo terceiro salário, licença maternidade e vários outros?

O trabalhador só conquista alguma coisa lutando. Foi assim ao longo da historia da humanidade e continua sendo.

Historicamente é dentro dos sindicatos que a classe trabalhadora do mundo inteiro se organiza para defender seus interesses e resistir à exploração da classe dominante. Se não fossem os sindicatos os patrões iriam deitar e rolar.

 

Como Participar do Sindicato?

Sindicato não é apenas a sede da entidade, nem tão pouco sua diretoria. Sindicato é muito mais que isso. É o movimento que os trabalhadores fazem, sendo diretores ou não, em busca do bem comum.

 

Cada trabalhador deve ter o compromisso de participar das assembléias da categoria ou especificas da sua empresa. São nestas assembléias que democraticamente são tiradas, discutidas e votadas às decisões do sindicato.

 

Todos podem e devem participar. Cada trabalhador pode ajudar na execução das tarefas da diretoria, por exemplo fortalecendo o sindicato filiando um colega ao SINDPD-RN, ou participar da Organização no Local de Trabalho – OLT, CIPA, Associação dos Empregados, Comissão de Trabalhadores, Comissão de Saúde, entre outras.

O SINDPD-RN representa pela legislação todos os trabalhadores de empresas de informática ou tecnologia da informação do estado do Rio Grande do Norte.

 

O SINDPD e o Jurídico.

O jurídico tem como fundamental orientar a diretoria na defesa dos interesses da categoria, interpretando leis, ajudando a escrever projetos, fundamentando a partir de pesquisa de cada dispositivo da pauta de reivindicações, assessorando nas negociações, atuando como suporte em assembléias da categoria, entre outros.

O jurídico do SINDPD, por definição de assembléia da categoria, ajuíza ações de caráter coletivo, em que o SINDPD-RN atua como substituto processual prioritariamente (por exemplo, perdas de planos econômicos). Nas ações de cunho individual o trabalhador tem toda a orientação e assistência da assessoria para ações trabalhistas, previdenciárias e de família.

 

Campanha Salarial.

Durante o ano o SINDPD-RN coordena todas as campanhas salariais. As campanhas ocorrem no mês da chamada data-base, época de negociar salários e demais condições de trabalho. As empresas, de terceirização e/ou prestadoras de serviços e de mão de obra, têm a sua data-base em 01 de Janeiro. A data-base das empresas particulares (bens e serviços) bem como das empresas estatais como: Dataprev (Previdência), Serpro (Governo Federal) e Datanorte (Estadual) é 1º de maio. A empresa Cobra Tecnologia tem sua data-base em 1º de outubro. Alem do ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, firmados individualmente por empresa a qualquer época, são direitos e deveres específicos para aqueles trabalhadores e empresa.

 

Este é o momento especifico para levantamento das reivindicações dos trabalhadores e de realização de assembléias, onde se discute os problemas gerais da categoria e os problemas específicos de cada empresa. Na atual conjuntura onde prepondera a política dos patrões e do governo que tenta retirar conquistas históricas dos trabalhadores torna-se imprescindível a presença dos trabalhadores no cotidiano do sindicato.

O sindicato que tem trabalhador no seu dia-a-dia é forte, avança nas conquistas. A participação é extremamente importante.

 

Porque é importante se filiar ao SINDPD-RN?

Você parou para observar a política perversa que os poderosos estão tentando impor ao mundo inteiro e especialmente ao Brasil??  Fruto do neoliberalismo.

De acordo com esta política o governo não cuida da educação, da saúde, das necessidades mais básicas que são suas obrigações e entrega tudo ao capitalismo. Colocando o trabalhador a disposição deste sistema para especulação e exploração.

Somente os trabalhadores organizados, poderão construir uma sociedade diferente, daí a necessidade de você se filiar ao SINDPD-RN, fortalecendo-o politicamente e financeiramente 

 

A filiação é um ato voluntário. Ao contrario do que muitos pensam o desconto que é feito no salário do trabalhador no mês de março relativo a um dia de trabalho, não o torna filiado ao sindicato, o desconto é lei federal e obrigatório a todos os trabalhadores brasileiros.

O percentual da contribuição associativa  do SINDPD-RN  é de 0,5% (meio percentual), sobre o salário base, é a menor contribuição entre todos os sindicatos,  que cobram 1,5% (um vírgula cinco percentual) em média.

 

 

  Cargo Nome Completo Empresa
1 Presidente Alberto Lincoln de Lima Dataprev
2 Vice Presidente Carlos Alberto Cruz Serpro
3 Secretário Geral Fernando Nascimento Carneiro Dataprev
4 1º Secretário Claudio Henrique Barbosa Varela Datanorte
5 Tesoureiro Geral Marco Aurelio Sousa da Silva Datanorte
6 1º Tesoureiro Luiz Marcelo Alves dos Santos Particular Terceirizadas
7 Dir. Formação Sindical Yuri Arcanjo de Carvalho Particular Terceirizadas
8 Dir. Impr. e Comunicação Marcelo Silva Medeiros Dataprev
9 Dir. Assuntos de Saúde Neidja Maria Lira e Silva Serpro
10 Conselho Fiscal Francisco José da S. Bezerra Dataprev
11 Conselho Fiscal Gilvanio Ferreira Figueiredo Datanorte
12 Conselho Fiscal Jose Soares da Costa Datanorte
13 Suplência Aldo Martins Garcez Datanorte
14 Suplência Hilo Jorge Carvalho de Souza Serpro
15 Suplência João Roberto Franca Pereira Cobra
16 Suplência Eduardo de Macedo Campos Datanorte
17 Suplência Luis Felipe Rodrigues Araujo Particular Terceirizada
18 Suplência Lenira Maria F. Albuquerque Datanorte
19 Suplência Tarcísio Luiz Teixeira Marinho Datanorte
20 Suplência Nelson Alves dos Santos Datanorte
21 Suplência José Rodrigues Neto Serpro
22 Suplência Joselim Lopes Teixeira Serpro
23 Suplência Erivanildo do Nascimento Antonio Dataprev
24 Suplência Marco antonio da Silva Datanorte

 

Carlos Alberto Cruz 

 

Particular Terceirização